11/04/2016

Aposentadoria por tempo de contribuição

Se você quer se aposentar e ter seus proventos igual os servidores da ativa precisa ter os seguintes requisitos:

  • Ter tempo de contribuição sendo mulher 30 anos, sendo homem 35 anos.
  • Ter idade mulher 55 anos e homem 60 anos 
  • Tempo de serviço público 25 anos no serviço público e 5 anos no cargo.
Lembre-se  aposentadoria por tempo de contribuição é necessário ter o tempo correto exigido.

Se você trabalhou em regime CLT antes de ingressar no serviço público pode contar esse tempo e anexar ao tempo de contribuição. 

Não vale tempo concomitante. Que é isso? R: Ao mesmo tempo,   exemplo você tem dois emprego um público e outro CLT isso significa que você contribui para o INSS no mesmo período que o serviço público não dá para juntar tempo por que é  concomitante,mas se for em período diferente pode sim usar. 

Para ser mais clara, um exemplo, se você trabalhava como vendedora numa loja por 7 anos´, foi aprovada em concurso público  e  já atua a 27 anos, isso significa que você entrou no serviço público em 1989, portanto tem direito a aposentadoria integral com isonomia e paridade ( regra dos pontos  85 pontos mulher e 95 pontos homem), você pode contar esse período como contribuição.
Como Faço para acrescer esse período
Agenda no INSS pela internet ou pelo telefone 135 solicita a certidão de tempo de contribuição.
Apresenta no RH do seu  órgão e pede para juntar esse tempo assim você terá  34 anos de contribuição sendo mulher e tendo 51 anos já pode se aposentar pela regra dos pontos assista o segundo vídeo sobre aposentadoria abaixo e entenderá melhor.


Espero ter ajudado




meus videos

Loading...