09/04/2016

Aposentadoria Compulsória


Assunto do dia:  Aposentadoria compulsória

Trabalho com  Gestão de Pessoas em órgão Público do Estado do Paraná,  em torno de 20 anos e tenho observado que a falta de  dois itens na vida  causam grande  prejuízo as pessoas,  a  falta de informação e a ausência de planejamento prejudica o profissional. Logico que tem muitas exceções 
Cada povo tem sua  historia e cultura o  comentário é sobre a situação do servidor  Paranaense cada Estado tem sua realidade.
Entendo que nós da década de 60 nem sabíamos direito o que era previdência, criança ainda começava a trabalhar uns como engraxate, operários, outras como babá , domestica nos centros urbanos, outros como trabalhadores rurais, sem registro na carteira profissional, tínhamos que trabalhar  para ajudar a família sobreviver. A juventude hoje vive num mar de informações   não filtram o que realmente interessa  e não fazem um planejamento profissional são imediatistas.
Uma grande maioria da população estão tendo acesso ao ensino superior, especialização, mestrado e  esquecem de  planejar  a vida e de contribuir ao INSS, quando envelhecerem terão que correr atrás do prejuízo, terão idade, mas não terão  tempo de contribuição retardando sua  aposentadoria.

APOSENTADORIA COMPULSÓRIA
Hoje com  75 anos   o servidor publico não pode mais trabalhar e terá sua aposentadoria decretada e receberá proporcional ao tempo que contribuiu.
A recentemente mudou a legislação estendendo de 70 para 75 anos, para uns foi bom para outros não, como tudo nessa vida. 
Foi bom para quem faltava alguns poucos anos  para conseguir aposentadoria integral terá como trabalhar até completar o tempo necessário para ter aposentadoria integral.

Art. 1o Esta Lei Complementar dispõe sobre a aposentadoria compulsória por idade, com proventos proporcionais, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos agentes públicos aos quais se aplica o inciso II do § 1º do art. 40 da Constituição Federal. 
Art. 2º Serão aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade: 
I - os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações; 
II - os membros do Poder Judiciário; 
III - os membros do Ministério Público; 
IV - os membros das Defensorias Públicas; 
V - os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas.
... 



Dica para  juventude que não trabalha e esta cursando o ensino superior, especialização ou mestrado, comece a  contribuir enquanto ainda estuda, lembre-se de  planejar sua vida  profissional. faça uma previsão quando terminará os estudos e o tempo que deverá contribuir para poder se aposentar. 

 Hoje para receber aposentadoria razoável você tem que ter no minimo 30 anos de contribuição se for mulher e homem  tem que contribuir 35 anos.  Pense nisso!

Ocorreu mudança na lei agora 75 anos para aposentadoria compulsória, porem o restante que foi apresentado no vídeo está em vigor. 

                                                       Informação é tudo de bom!







meus videos

Loading...