04/12/2015

Saudades da infância

Esta foto é da cidade de Castro, no Estado do Paraná, nesta cidade morei com 6 anos de idade,brincava muito nas margens desse rio enquanto minha mãe pescava.
 Com 50 anos retornei foi  muito agradável relembrar os momentos de minha infância.


Um pouco da Historia de Castro

Até o século XVIII toda a região que abriga hoje os Campos Gerais era habitada por índios tupis e gês. Por causa da abundância das pastagens, a região e, em especial o território em que se localiza a cidade de Castro, tornou-se caminho dos tropeiros que iam do Sul (Rio Grande do Sul) para São Paulo (Sorocaba) com suas tropas.
Através do regime de sesmarias, a Coroa Portuguesa queria colonizar várias extensões de terras e por isso doava lotes a famílias que pretendessem se fixar nelas. O primeiro pedido da região foi feito pelo capitão-mor Pedro Taques de Almeida e sua família em 19 de março de 1704. Nessas terras iniciou-se a construção de uma capelinha, hoje atual Igreja Matriz Senhora Sant’Ana.

Pela cidade de Castro passa o rio Iapó – conhecido pelos índios como Igapó ou rio que alaga (Esse rio da foto abaixo).

Esta característica de transbordar com facilidade obrigava os tropeiros a pernoitarem nas margens, transformando o local num pouso costumeiro das tropas. O movimento dos animais pelas margens do rio Iapó era crescente, pois com a construção da capelinha mais moradores foram se fixando no pouso. Este, em 05 de março de 1774, foi elevado à categoria de Freguesia de Sant'Ana do Iapó. A Freguesia foi elevada à Vila Nova de Castro em 20 de janeiro de 1789.


Tem museu com objetos muito interessantes. 

Nas margens  do Rio Iapó tem este sapo o mesmo que eu brincava  foi muito bom relembrar minha infância e compartilhar com minha família. 
.
Levamos  da vida apenas  as lembranças da vida que a gente viveu.
 Vale a pena viver com alegria e ter boas recordações.



meus videos

Loading...